Eu diria que, para o verdadeiro e esclarecido cristão, que antes de mais nada, aceitou a Cristo pela fé, e se deixa conduzir pela sã doutrina, os episódios escandalosos envolvendo lideres religiosos, em nada lhes abala a fé, pois o verdadeiro cristão entende perfeitamente o que disse Jesus, advertindo sobre o comportamento vaidoso e malicioso daquele que aprecia ser tratado como líder, desde aqueles tempos( MT 23: 05 - 11). Primeiro por que devemos nos espelhar unicamente nos exemplos de vida e de caráter deixado pelo próprio Cristo, e só devemos receber orientações de quem tem dignidade e honra, para aconselhar, doutrinar e conduzir o santo rebanho do Senhor Jesus, ou seja, os santos apóstolos. Quem quiser ser o maior, seja o menor, já diria o nosso mestre supremo(MT 20:27-28).
Amados, se prestarmos atenção, desde o atos dos apóstolos, até o apocalipse, nunca veremos os verdadeiros líderes e orientadores da igreja assumindo uma postura em descompasso com os princípios fundamentais do cristianismo- O Amor, a compaixão, a solidariedade e a honestidade, isso na prática, e não apenas em discurso. Esses valores, foram construídos na figura humilde e simples, de alguém que era mestre na arte de ensinar pelo exemplo de vida- O Nosso amado salvador Jesus Cristo.
Na minha opinião, a verdadeira igreja, fundada por Jesus, nunca sofreu qualquer deterioração moral, porque esta igreja tem um corpo espiritual ligado àquele que a criou- O próprio Cristo. Por isso tem atravessado mais de dois milênios de história, sem nunca ter se contaminado com o câncer da ganância e jamais ter se dobrado à mentira e a hipocrisia. A igreja de Jesus Cristo, não é uma denominação institucionalizada criada por homens, para a sua própria honra e bel prazer. Ela não faz e nem recebe homenagens dos sistemas políticos corruptos e desonestos deste mundo. Os lhos carnais não conseguem enxerga-la, pois os seus valores não são reconhecidos pelas divisas da hierarquia humana. O bom caráter e a humildade, são a sua marca, quase sempre nunca notados. Os frutos do seu comportamento,porém, não podem ser negados, pois o seu pilar principal é o amor verdadeiro, vivido e ensinado pelo seu fundador, e traduzido em atitudes, conforme escreveu o apóstolo Paulo(1Co. 13: 1-8,13).
Se quisermos buscar verdadeiramente bons exemplos, para fortalecer a nossa fé, temos que buscar no santo evangelho, na doutrina dos apóstolos, pois à luz da honestidade, infelizmente, não há um líder religioso, pelo menos entre os reconhecidos pela mídia, que tenha moral para ensinar os princípios básicos do cristianismo- A humildade, a simplicidade e a solidariedade, por exemplo.
Pergunto: Para um verdadeiro cristão, é possível viver confortavelmente, em paz com a própria consciência, sabendo que o preço do seu bem-estar, é a contribuição sacrificada de quem as vezes não tem sequer o pão para alimentar sua família? Foi esse o modelo de liderança deixado por Jesus Cristo? Acho que não, pois os pobres e necessitados que seguiam ao Senhor, eram socorridos e alimentados por ele, e não explorados, como acontesse nos dias de hoje(MC 6:34-44). No milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, fica a lição, de que, quando usamos de boa vontade e temos atitude, em vez de transferir responsabilidades, Deus age, fazendo com que o que parecia impossível, se torne possível.(milagre)
Imagino que no tempo dos apóstolos, a finalidade da a arrecadação, seria primeiramente socorrer aos necessitados, para depois custear as despesas necessárias na obra da evangelização. Isto seguindo critérios justos, pois se lermos no atos dos apóstolos, veremos que a contribuição era dada por aqueles que tinham posses, e os beneficiados eram aqueles que pouco ou nada possuíam(AT 4:34), em conformidade também com o que estabelece o objetivo da arrecadação no antigo testamento(Dt 18:1-8). Ou seja, tanto antes como hoje, entre os irmãos, aqueles que não tem bens nem herança, devem ser o alvo primeiro das ofertas recolhidas na igreja. Hoje, porém, ao contrário do nos ensina as sagradas escrituras, a maioria dos chamados líderes religiosos, constroem verdadeiros impérios à custa da miséria dos fiéis. Fazendo uso malicioso das escrituras, ensinam aos incautos, que sem a entrega do dízimo, não é possível ser fiel à Deus, e portanto impossível entrar nos céus, mesmo sabendo que as escrituras deixam claro que o dízimo é propósito, particular e pessoal, não um mandamento, muito menos lei, pois já era mencionado muito antes da lei e dos preceitos mosaicos(Gn 14:17-20), no entanto,por causa da avareza de muitos, foi necessário lembrar sobre o propósito do dízimo, que antes de qualquer coisa, é evitar que haja escassez na casa do Senhor, entre os levitas, o que representa os que o servem na sua casa, sem contudo não possuírem riquezas ou herdades- Os necessitados no meio do seu povo, não a vida pessoal de um pretenso sacerdote ou um suposto ministro(ML 3:6-12).
Enquanto isso, muitos destes presunçosos, regalam-se com a penosa contribuição dos fiéis, para o seu usufruto pessoal. Hoje, inclusive os mais vaidosos, sequer aceitam fazer suas viagens "missionárias", via rodoviária e alguns, já se recusam à fazer vôos comerciais ou mesmo táxi aéreo. Se a aeronave for um bimotor, por exemplo, a resposta é: ["Só se for de jatinho"]. Sem falar nos que não aceitam "pregar o evangelho", se não lhes for garantido um generoso cachê. E ainda se defendem recorrendo à bíblia, dizendo que "Todo trabalhador é digno do seu salário".. por falar em bíblia, pporque será que ignoram o que escreveu o apóstolo Paulo aos tessalonicenses 3: 6-10. Se quisermos ver o perfil completo deste homens, basta ler em 2 Timóteo capítulo 3, versículos de 1 a 9.
O que me deixa tranquilo, é saber que nada disso tem a ver com igreja pura, santa e imaculada- A igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta, tem um caráter irrepreensível, perante Deus e os homens, portanto nada tem a ver com o pseudo modelo evangélico global.
Finalmente, meditando no que diz o apocalipse 22:11, é tempo de assumir posturas. É importante saber, no entanto, que a porta da graça ainda está aberta, e mesmo para quem está dou outro lado, é tempo de voltar ao primeiro amor e se reconciliar com Deus e com a verdadeira igreja, que está presente em todo mundo, escondida em atos de amor, verdade e compaixão, que se revelam na autêntica adoração à Deus.
Amados, anseio pelo dia, em que fora dos holofotes e das câmeras da grande mídia, o trigo será colhido e recolhido para o celeiro, e finalmente o joio será desmascarado e destruído. Por isso não tenho medo e nem me deixo confundir por escândalos religiosos. Minha fé em cristo me leva a crer, que a minha luta é contra minha própria carne; contra as injustiças do mundo e contra as poderes das trevas que tentam enganar e seduzir os escolhidos.